COMUNICADOS


GAO (10/06/2013)

Grupo dos Amigos de Olivença marca presença nas cerimónias do 10 de Junho

O Grupo dos Amigos de Olivença marcou presença por ocasião das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Elvas, sustentando publicamente a posição político-diplomática do país, relembrando que Olivença é «de jure» território português ilegalmente ocupado pelos exércitos de Espanha em 20 de maio de 1801.

Esta acção não passou despercebida a todos aqueles que marcaram presença no Rossio de São Francisco, mas também a todos quantos acompanharam o evento através da comunicação social ali presente.

O Grupo dos Amigos de Olivença congratula-se com a significativa manifestação de apoio que recebeu por largas dezenas de populares que acompanharam as cerimónias, sinal óbvio do interesse que o tema suscita na opinião pública.

Entusiasmado pelas mensagens de apoio recebidas, o Grupo dos Amigos de Olivença exorta os portugueses, detentores da Soberania Nacional, a sustentarem e defenderam uma Olivença portuguesa, repudiando dois séculos de alheamento e dando satisfação à História, à Cultura, ao Direito e à Moral.


Comunicado distribuído à população e aos órgãos de comunicação:

Por ocasião das comemorações do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano nesse dia decorrerão em Elvas, o Grupo dos Amigos de Olivença, sustentando publicamente a posição político-diplomática do nosso país (Olivença é «de jure» território português), vem relembrar a urgência da discussão e resolução da Questão de Olivença com a natural retrocessão do território a Portugal.
O Grupo dos Amigos de Olivença, fazendo seus os anseios de tantos e tantos portugueses, dirige-se aos Órgãos de Soberania na convicção de que encontrarão os meios apropriados para sustentar os direitos de Portugal e que, no respeito pela História, pela Cultura e pelo Direito, levem por diante a defesa de Olivença Portuguesa.

Em Elvas, com a cidade irmã de Olivença no horizonte, neste Dia de Portugal – dia dedicado a todos os portugueses – todos nós teremos certamente um pensamento para os habitantes de Olivença, os oliventinos, que apesar de 200 anos de ocupação estrangeira, não só continuam a defender corajosamente a sua cultura e a sua língua portuguesas, como a reclamar também a sua condição de cidadãos portugueses!

Associando-se às comemorações o Grupo dos Amigos de Olivença estará presente em Elvas e espera com a sua presença dar o maior relevo possível a este litígio que urge resolver. O reencontro de Olivença com Portugal, sendo uma promessa por cumprir, é um desafio que importa sem demora realizar.

Olivença é Terra Portuguesa!

Copyright © 2003 Grupo dos Amigos de Olivença Política de Privacidade