IGREJA DE NOSSA SENHORA DA MADALENA
 

Junto ao Palácio dos Duques de Cadaval podemos contemplar o magnifico conjunto arquitectónico que forma a Igreja de Nossa Senhora da Madalena. Foi iniciada a sua construção em 1510, data na qual Frei Henrique de Coimbra, Bispo de Ceuta, ordenou a sua  construção.

A igreja é uma obra prima do manuelino, com estruturas notáveis e uma grande importância artística na sua mobília.

Três naves formam o templo, com uma belíssima abóbada de cruzaria que descansa em oito colunas de granito do mais belo estilo manuelino. Possui ainda seis retábulos, entre os quais o do altar-mor, formam um conjunto barroco inesquecível.

Saliente-se ainda o seu belo órgão. O exterior surpreende com uma atraente fachada, onde se destaca uma majestosa torre quadrangular fabricada com cilhares, disposta em três corpos e nos quais se podem observar belas molduras retorcidas.

A fachada dos pés, atribuída a Nicolau Chanterenne, estilo renascentista, está ladeada por belas colunas, que não desmerecem toda a rica ornamentação do pórtico, e que está rematada com um belo e vistoso frontão e medalhões.

Todos estes pormenores de raro esplendor, tanto no interior como no exterior, formam um conjunto arquitectónico de grande e admirável beleza, que merece ser apreciados por todos.






















Copyright © 2003 Grupo dos Amigos de Olivença Política de Privacidade