PONTE DA AJUDA
 

O território de Olivença não se cinge apenas à vila, existem outras povoações a poucos quilómetros de Olivença, e que se encontram rodeadas de paisagens naturais de grande beleza e raro encanto, como tantos outros recantos do nosso país.
S. Francisco, S. Rafael, Vila Real, S. Domingos de Gusmão, S. Bento da Contenda, S. Jorge de Alôr e Táliga são algumas dessas aldeias.

A doze quilómetros de Olivença ainda de podem contemplar as ruínas da Ponte da Ajuda, construída em inícios do século XVI, e destruída várias vezes. A Ponte da Ajuda é uma ponte fortificada, com um torreão a meio, que ligava Elvas a Olivença. É constituída por dezanove arcos ao longo de 380 metros de comprimento. Em 1709, durante a Guerra da Sucessão Espanhola (século XVIII), foi dinamitada pelo exército Castelhano, ficando assim interrompida a única ligação entre Olivença e Elvas. A partir desta altura, chegar a Olivença só foi possível passando por território Espanhol. Tal facto foi um prenúncio da ocupação de Olivença por Espanha no século XIX.



Copyright © 2003 Grupo dos Amigos de Olivença Política de Privacidade